Olha a serpente no fundo do mar!
Fonte: CHC
Mergulhar e fazer imagens de serpentes-marinhas é um verdadeiro sonho para muitas pessoas que visitam os lugares onde esses animais vivem. (foto: João Paulo Krajewski)
Sim, elas existem e são muito venenosas. Quer saber por quê?
Mar combina com praia, sol, golfinhos, serpentes… Opa, serpentes? Isso mesmo! Apesar de pouco conhecidas pela maioria dos brasileiros, as serpentes marinhas existem. Assim como as que vivem na terra, as marinhas têm o corpo alongado e coberto de escamas, porém mais achatado dos lados, o que as permite nadar de forma eficiente.
Não é de se estranhar que as serpentes marinhas sejam pouco conhecidas por muitos brasileiros, afinal, elas não vivem no nosso país. Aliás, esses animais habitam regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico bastante distantes do Brasil.
Esse é o caso de alguns lugares na Austrália, país famoso por abrigar algumas das serpentes mais venenosas do mundo. Algumas serpentes marinhas, inclusive, fazem parte dessa lista. Só para se ter uma ideia, três gotas do veneno da serpente-marinha-comum (Enhydrina schistosa) podem matar até oito pessoas!
Mergulhar e fazer imagens de serpentes-marinhas é um verdadeiro sonho para muitas pessoas que visitam os lugares onde esses animais vivem. (foto: João Paulo Krajewski)
O motivo para tanta potência? Em primeiro lugar, as serpentes marinhas pertencem à família Elapidae, repleta de serpentes muito venenosas, como a coral-verdadeira (Micrurus corallinus), que ocorre em terras brasileiras. Portanto, o veneno das serpentes marinhas é uma herança familiar. Além disso, a maior parte das serpentes marinhas se alimenta de animais ágeis e móveis, como peixes. Por isso, o veneno precisa ter efeito rápido para paralisar a presa e permitir que ela seja pega logo após o ataque.
Com serpentes venenosas nadando por aí, será que as pessoas que moram em lugares onde essas espécies vivem têm coragem de entrar no mar?
Após a leitura do texto, comente sua opinião em relação ao seguinte trecho:
...Aliás, esses animais habitam regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico bastante distantes do Brasil... Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Concordo, mas tenho medo de encontrar uma cobra destas venenosas nas praias do Brasil. Fico com medo, mas vou brincar na praia e nunca vou entrar no mar mais longe.
ResponderExcluirCLARA MARIAH
Oi Clara! Concordo que mesmo sabendo que essa espécie está distante, ficaríamos com o pé atrás...
Excluirconcordo. eu tenho medo de encontra uma cobra destas no Brasil porque vai que essa cobra aparesse no Brasil e essa cobra picasse algem e da uma doença ou mata algem mas nada disso me enpede de ir na praia ma quero muito esplorar estas cobras pode ter muitas pesqisas sobre as elas as cobras.
ResponderExcluirConcordo com o seu posicionamento Antonia! Não podemos deixar de frequentar à praia por medo. Claro que devemos sempre estar atentos...
ExcluirIsso mesmo Bruna. As pessoas terão medo da serpente .Eu jamais arriscaria minha vida.Temos que ter muito cuidado. O mar também traz perigo. Mas quero passear sempre e conhecer a serpente de longe.
ResponderExcluirOi Bê! Devemos sim ter muito cuidado, mesmo estando longes, precisamos nos atentar aos perigos do mar, que são muitos...
ExcluirCONCORDO. MAS, SE EU MORASSE PERTO DA PRAIA, NÃO IRIA BRINCAR DENTRO DO MAR, SOMENTE NA AREIA.
ResponderExcluirTULIO PEREIRA CRUZ
Pois é Tulio. Eu também não me arriscaria...
ExcluirSim eu concordo com isso por que são longe de mais e de qualquer forma eu tenho medo de ser picada por ela
ResponderExcluirVerdade Sarinha! Mas inúmeros são os perigos no mar, conforme citado pelo nosso colega. Temos que ter cuidado sempre!
ExcluirConcordo. Porque os oceanos Indico e Pacifico estão bem longe do Brasil de acordo com a pesquisa no mapa.
ResponderExcluirMeu grande cientista! Isso mesmo Lucas, estamos muito longe dessa espécie de serpente marinha...
ExcluirMaria Clara Vilela Duarte
ResponderExcluirConcordo com está afirmação, porque o Brasil é banhado pelo oceano atlântico.
Isso mesmo Maria Clara! Por isso no texto, afirma que estamos bem longe destas espécies de serpentes marinhas! Parabéns pela resposta...
ExcluirIan Azevedo Borges
ResponderExcluirSim. Mas tenho medo de me pegar.
Oi Ian! Concordo com você... Mesmo assim ficamos com medo não é?
ExcluirSim, concordo, pois posso passear na praia sem medo delas.
ResponderExcluirVerdade Laura! Devemos nos preocupar somente com alguns perigos que envolvem nossa boa segurança ao entrarmos no mar.
ExcluirConcordo com a imformasão porque nunca ouvimos notisias sobre essa serpente no brasil.
ResponderExcluirEnzo Marcucci
Isso é verdade Enzo! Você sempre informado... Parabéns!
Excluir